quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Como escolher o melhor selin de bike...

Eu frequentemente ouço reclamações de dores dos colegas iniciantes.. bem vamos lá!

Mesmo sendo um corredor de maratona, você não irá conseguira pedalar mais do que uma hora sem começar a sentir os efeitos deste assento chamado selim.
Não adianta um selim grande, forrado com gel e até ter molas, pois se você for um iniciante terá neste fator sua maior limitação. Um selim com todos os itens acima irá ampliar o limite de uso contínuo que você poderá fazer dele mas não espere conseguir mais que 1h30 ou 2h sem sentir dores nos fundilhos.
A solução para isso é um uso progressivo, onde se amplia aos poucos os limites de uso.
Se você vai praticar seriamente o Mountain Bike, o selim original é, normalmente, bem adequado e associado a uma bermuda especifica para pedalar, aquelas com forro, proporcionam um bom resultado.
Usar vaselina nas partes de maior contato do corpo com o selim é bastante útil.
Ciclismo supostamente é divertido e não dói. No entanto, é bastante comum, mesmo para ciclistas pouco experientes, tolerar o desconforto do selim acreditando que é simplesmente uma parte inevitável do esporte. Errado! Com o selim correto, você será capaz de desfrutar de passeios longos, dificilmente sentindo todo o tempo o selim a lhe incomodar.
É verdade que a maioria dos novos pilotos experimentão um pouco a dor nas primeiras voltas, mas esse sentimento normalmente desaparece após algumas semanas de pedaladas regulares quando seu corpo se acostuma a esta nova atividade.
Se isso não acontecer, e se você está sofrendo cada vez que você pega a estrada ou trilha, é muito provável que você está andando em um selim que não é certo para você. Para ajudar, vamos explicar aqui quais os tipos de assento são apropriadas para os tipos comuns de ciclismo, e como escolher as características certas. Além disso, oferecemos sugestões e dicas que ajudaram os nossos clientes a resolver problemas de seus assentos e desfrutar, verdadeiramente livres de dor, seus passeios.
O primeiro passo, é garantir que você está no tipo certo de selim de acordo com a geometria da sua bike. Existem três posições básicas para pilotagem, com três tipos de assento correspondentes:

1- Montando na posição vertical

Cruiser
Tipo de Selim Ideal: Selim tipo Cruiser
Características: Muito grande, totalmente preenchido, pode incluir molas ou gel
Ideal Tipos de bicicleta: bicicletas cruiser; conforto, bike  tipo caiçara e bicicletas híbridas
Estilo de uso ideal: casual, lazer, deslocamentos curtos ao pedalar
Notas: Observe como o piloto tem quase todo seu peso repousando sobre o assento. Isso faz com que o selim largo seja perfeito, pois oferece uma plataforma ampla de apoio e inclui o preenchimento de pelúcia para amortecer a maior parte do peso corporal. Além disso, este ciclista com os pés ligeiramente à frente do seu corpo, portanto, uma largura de assento extra não interfere com o movimento das pernas.

2- Montado na posição regular

Sporte
Tipo de selim ideal: Esportivo para homens e mulheres
Características: design anatômico / ergonomia, podem ter corte no estofamento, superior médio (talvez gel), nariz estreito, a largura da traseira deve corresponder ao sua largura óssea
Tipo de bicicleta ideal: bicicleta de estrada, mountain bike, bicicleta híbrida,  urban bike, etc
Estilo de pilotagem ideal:Fitness, cross country, all mountain, ciclo turismo, todo em torno da estrada ou trilha.
Notas: Para pedalada recreacional onde você se senta ereto e inclina-se ligeiramente para a frente transferindo parte de seu peso para os pedais e guidão, um selim mais estreito, com um design ergonómico e uma quantidade moderada de espuma ou gel, geralmente é melhor. Pilotar este tipo de bicicleta faz você manter uma taxa de pedalada mais rápida e acaba apreciando menos a paisagem, com menos largura no nariz de modo que não irá interferir com a movimentação das suas coxas.

3- Montado na Posição Pro

Racing
Tipo Ideal de Selim: Racing, Alta Performance
Características: Os assentos mais estreitos e mais leve, levemente acolchoados, às vezes apresentam recortes no topo, largura traseira corresponde a sua largura óssea e anatômico / ergonômico
Tipos ideal de bicicleta: bicicletas de estrada, bicicletas de triathlom, mountain bikes de corrida, etc
Estilo de pilotagem ideal: Para cicliastas de alta performance, corridas, trilhas técnicas, ciclismo profissional, ciclista de estrada, corrida de cross country, etc.
Notas: Os ciclistas que andam rápido e pedalam duro ou para a competição, exigem assentos adequados para a sua posição para a frente e uso em cadência rápida. Observe como o piloto tem muito de seu peso sobre o guidão e pedais. Ela está muito à frente, você pode ver que ela está descansando perto do meio do selim. Isso significa que menos peso está no banco, razão pela qual estes pilotos podem conviver com tais projetos de selim. Além disso, é a posição perfeita para pedalar rápido, para o que um selim estreito como este é ideal.
Pedale mais - Você tem que se acostumar a sentar em um selim de bicicleta. Então, não desista até que você acumule algumas semanas de passeios. A essa altura, você deverá saber se esta usando o selim correto, ou não.
Mexa-se no assento - Muitos ciclistas tem o mau hábito de pedalar sentado o tempo todo no banco, que é uma provável causa de dormência e dor. A solução é simplesmente mover-se sobre o selim ocasionalmente para alterar os pontos de pressão, pedale um pouco em pé e volte a se sentar.
Bermudas para Ciclismo - Você pode pedalar com qualquer roupa se você estiver passeando ou usando uma cruiser / caiçara com um selim largo e acolchoado. No entanto, uma vez que você começar a andar mais rápido e mais longe, o vestuário de ciclismo adequada faz uma grande diferença no conforto. Eis o porquê: a roupa de rua, como jeans e bermudasde sarja e etc, possuem emendas no pior lugar possível, a virilha.
Quando você está pedalando, você está essencialmente sentado sobre essas fricções, o que pode cortar a circulação e causar irritações levando a dormência, dor e problemas. É por isso que recomendamos shorts de ciclismo, que apresentam costuras planas e acolchoamento na região da virilha, além de mantê-lo mais seco e confortável, não importa o quão longe ou difícil seja a sua viagem.

Créditos: My bike store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário