quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Acessórios para Bikes.

Quando um novato compra a sua primeira bicicleta fica meio perdido com a quantidade de acessórios disponíveis. O que comprar primeiro? O que é mais importante? Tentando responder esta pergunta resolvi fazer uma lista, em ordem de importância, sobre o que eu considero mais essencial para se comprar.
Como falei, esta lista é pessoal, e reflete o meu ponto de vista. Leia os argumentos e adapte-a para as suas necessidades. Como sempre falo, esta lista foi feita pensando no mountain bike, mas pode ser usada em outras modalidades sem grandes problemas.
Então vamos lá, segue a lista dos equipamentos que considero mais importantes, em ordem de prioridade:
  1. Capacete: é o equipamento essencial. Você não deve sair sem ele.
  2. Luvas: a mão é a primeira coisa que toca o chão numa queda, então as luvas são essenciais também. Sem luvas você deve sentir-se pelado.
  3. Kit de reparos: que inclui câmera de ar sobressalente, bomba, remendos e algumas chaves.
  4. Bermuda: uma boa bermuda de ciclismo eu considero também essencial. Ela vai te deixar mais confortável para pedalar e protegerá a sua bunda em pedais mais longos. Lembre-se que também existem técnicas para minimizar as dores na bunda.
  5. Caramanhola: a “garrafinha” de água é algo que se negocia junto com o pacote da bike. Já recomendo ter duas, pois os pedais grandes são mais exigentes, e nem sempre se encontra água fácil pelo caminho.
  6. Camiseta: a camiseta de ciclismo, de um bom material, também te ajuda a aproveitar melhor o pedal. Esqueça aquelas de algodão. Além de ficarem horríveis, não secam direito.
  7. Óculos: o óculos também é equipamento de proteção. Qualquer um serve, contanto que proteja os seus olhos. À noite, utilize um óculos transparente.
  8. Ciclocomputador: Este não é essencial, mas é um ótimo motivador. Saber quantos quilômetros você andou e como está a sua média de velocidade é algo que te motiva.
  9. Sapatilha/pedaleira: a sapatilha ou pedaleira é algo que vai fazer as suas pedaladas renderem mais. Escolha uma ou outra, mas coloque este acessório na sua bicicleta.
  10. Bar end: normalmente se compra junto com a bicicleta, mas não é tão essencial assim. A grande sacada do bar end é você poder mudar a posição das mãos em pedais longos e para ajudar quando se está pedalando de pé em uma subida.
  11. Luz de Segurança: aquela luzinha vermelha que fica piscando é item de segurança. Ela ficou nesta posição pois no começo nem sempre se pedala à noite. Mas tão logo você se aventurar em passeios noturnos, tenha uma dessas. Ela pode te salvar a vida.
  12. Farol: o farol é um item óbvio para as pedaladas noturnas. Hoje em dia existem as opção de led. Teste bem antes de comprar.
  13. Mochila: antigamente se usava pochetes grandes. Hoje, com as mochilas pequenas de assalto (ou de corridas de aventura), fica muito mais fácil levar materiais ou a alimentação para o pedal.
  14. Mochila de Hidratação: Essencial em pedaladas longas. Dentro desta mochila ainda dá pra levar barrinhas de cereais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário