Fala galera! Estes dias  levei a magrela para o médico para arrumar uma pequena folga que ela estava no freio traseiro, descobri que tinha estourado o reparo do freio. Ainda bem que estava na garantia.
Além de trocar o reparo, foi preciso substituir o óleo hidráulico. Foi mais ou menos assim:

Para realizar o conserto, foi preciso fazer o procedimento que aqui em Campo Verde é conhecido como “sangria”, (não sei se é o mesmo nome em outras regiões).

A sangria deve ser feita periodicamente para renovar o óleo do sistema de freios ou quando acontece de entrar ar no sistema hidráulico. Um motivo comum para a entrada de ar é quando o freio é apertado sem que a roda esteja colocada. Sabe aquela apertadinha no freio que todo mundo gosta de dar na bicicleta, pois é… Se tiver sem o disco colocado, pode entrar ar… A pastilha vai além do que deveria e acaba puxando ar para dentro do sistema.

Primeiramente os materiais utilizados: São necessárias duas seringas, feitas especificamente para esse procedimento; Óleo mineral (nesse caso Shimano, uma vez que é a marca do meu grupo), um protetor de pastilhas, para evitar que as pastilhas se movimentem durante o procedimento e chaves comuns.
Protetor para pastilhas
Uma das seringas é enchida de óleo e a outra fica vazia. Uma é colocada na entrada de óleo do freio, tem que tomar um grande cuidado para que não entre mais ar no sistema (reparem no “Tire-up” colocado para selar a entrada de ar). A outra seringa vai ficar na outra ponta do sistema, na manete de freio. Tira-se a tampinha onde tem escrito “óleo mineral” na manete e coloca-se a seringa vazia.


Tire-up para evitar entrada de ar
Reservatório de óleo na manete aberto
Daí é empurrar de um lado e puxar do outro. O óleo novo vai entrando no sistema hidráulico e o velho vai saindo para a seringa vazia. Qualquer bolha de ar que esteja no sistema vai ser empurrada para fora.
Empurra daqui
Puxa de lá!
O óleo deve ser empurrado até que comece a entrar óleo novo na seringa que antes estava vazia, para garantir que tenha sido uma substituição completa (reparem o óleo novo entrando na seringa).

Daí é só apertar todos os parafusos novamente e retirar as seringas, selando novamente o sistema hidráulico e verificar se a altura do freio ficou boa (se não ficou justo ou folgado demais). Confesso que nunca tinha visto como acontece e achei bem interessante.