terça-feira, 27 de agosto de 2013

Campo Verde e o MTB.



A essência desse esporte está na emoção e na adrenalina de se pilotar em percursos aventureiros e contemplar lugares em que de carro não é possível chegar, e a pé seria exaustivo demais alcançar, e sem agredir a natureza com qualquer poluição. Além de encarar os desafios mais radicais em contato direto com o meio ambiente, a atividade física libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar. Estas são as endorfinas, neuromediadores responsáveis pelo prazer e regulador de nossas emoções. A liberação de elevadas concentrações de endorfina gera uma dependência positiva de determinadas práticas esportivas. Quem não quer experimentar essa sensação de bem-estar e prazer que só beneficia nosso corpo e mente?
 
Foi isto que aconteceu neste final de semana. Campo Verde foi palco de um passeio de MTB incrível.
 
Parabéns aos organizadores!
 
Parabéns aos iniciantes, aos bikers mais veteranos e aos que se superaram.

Enfrentamos, frio, poeira, tempo seco. Cruzamos rios, matas, montanhas, pedras e mata. Alguns cairam, se machucaram...mas nada grave, faz parte. Uns, pensaram: meu Deus, o que eu estou fazendo aqui? E hoje, estão pensando... quando é que tem outro?
Mas, o mais importante, fizemos novos amigos. Isso é o espírito do MTB.

Valeu pessoal!

O prazer de pedalar mesmo em dias frios.

Pessoal, aqui temos um artigo legal para estes dias frios.

Mantenha o prazer de pedalar mesmo nos dias frios
 
 

Para quem está acostumado a andar de bike diariamente ou mesmo para os esportistas de final de semana, é preciso ter muito cuidado com as oscilações de temperatura na hora de sair por aí com a bike. Morando em um país tropical como o Brasil, enfrentamos variações climáticas durante todo o ano.

Especialmente nessa época do ano, com a chegada do inverno, é necessário tomar alguns cuidados para continuar motivado a pedalar. Com um clima mais frio, os dias se tornam mais amenos, a umidade mais baixa e cai a frequência de chuvas. Além de tomar mais cuidado com a alimentação ideal e hidratação, é necessário se preparar também com roupas e acessórios para sair de casa.

Reprodução

Ao pedalar nos dias frios evite a famosa combinação de camisa de algodão e moletom, já que a dupla demora para absorver o suor


É recomendável se vestir em camadas, como uma cebola, pois quando iniciamos o exercício a sensação de frio é maior e, com a frequência da pedalada, o calor aumenta e as peças podem ser removidas aos poucos. Então, o bacana é vestir uma primeira pele que absorve e expele o suor, como as dry fit, um agasalho leve, um moletom meio termo e um colete – para proteger a região respiratória – e, para frios mais intensos, pode-se até usar um gorro.

Evitar a famosa combinação de camisa de algodão e moletom é o ideal, já que a dupla demora para absorver o suor e, com o contato direto com a pele, pode causar resfriados e micoses. Para os ciclistas de plantão, a melhor opção é procurar lojas credenciadas para adquirir esses equipamentos e conferir dicas em sites de bikes, como o euvoudebike.com. Outra dica importante é o aquecimento. Iniciar com pedaladas mais tranquilas, utilizando uma marcha bem leve, por 5 a 10 minutos, e depois, repetir o mesmo processo no final para ir "desacelerando" o organismo.

Em relação à alimentação, se o tempo pedalando for superior à uma hora, deve ser feito um reforço de carboidratos – cerca de 1/3 a mais do que se costuma comer -, pois em épocas frias, o organismo já gasta naturalmente mais energia para manter a temperatura corporal, necessitando um "extra" de energia para o esforço físico. Para manter o corpo sempre hidratado, o ideal é dar um gole generoso de água a cada 30 minutos - mesmo sem vontade de beber. O bacana é não perder a oportunidade e o ânimo de pedalar nos dias frios.

O prazer de pedalar.

O prazer de pedalar   




Subida da Serra
Uma bicicleta boa e regulada dá maior prazer na sua pedalada.


Pedalar é algo muito prazeroso, sentir o vento no rosto, ir a distâncias longas, subir uma serra íngreme e depois descer em alta velocidade sentindo aquela adrenalina, as disputas com os amigos que fazem os treinos se tornarem pequenas corridas, isso tudo faz o ato de pedalar especial e muito gostoso.
Mesmo assim, muitas vezes que tento convencer alguém a começar a pedalar escuto a seguinte frase: “comprei uma bicicleta mas andei uma só vez, o selim é muito duro, me deu dores nas costas…” e a bike ficou encostada na garagem.
Porque isso acontece se nosso esporte é tão empolgante e prazeroso? Simples, pois muitas pessoas querem começar a pedalar mas não querem investir em um bom equipamento. Algumas pessoas andam de camionete importada, mas na hora de comprar uma bicicleta acham R$ 3.000,00  reais um absurdo. Pode-se encontrar bicicletas de18 marchas por menos de R$ 200 reais, mas que servem para andar uma só vez e, devido a experiência negativa, vai direto para a garagem e não sai mais. Com um investimento neste valor é lógico que a pedalada vai se tornar um martírio. O selim é duro, o câmbio não funciona direito, sem contar a postura sobre a bike.
Se você quer pedalar com prazer, invista um pouco mais, procure fazer um bike fit para acertar o tamanho da bike e a sua regulagem, coloque um bom selim que é a parte onde o corpo fica em maior contato, compre uma boa bermuda com forro especial que ajudam a aumentar o conforto e a evitar assaduras. Se você já fez isso, então parabéns, bem vindo ao clube.
Andar de bicicleta queima cerca de 600 calorias por hora, e com a mesmo esforço utilizado para caminhar, você pode ir 3 vezes mais rápido.  Com a bicicleta você pode andar até 1.037 km com a mesma energia de apenas um único litro de gasolina, porém sem poluir.
O ciclista é o oposto do automóvel: mesmo em cima de sua bicicleta, ele conserva todo seu livre-arbítrio, e pode ir aonde quiser, estacionar onde achar melhor e pode se deixar guiar por dois princípios: a liberdade e o respeito ao outro.
Pedalar é acima de tudo, um estilo de vida, um estado de espírito!
Desejo a todos: Bom pedal!

Uma ideia para Campo Verde.

Pessoal, não é de hoje que discutimos a ideia de uma ciclovia na cidade. Isso ajudaria em muito nossos passeios e na integração das famílias que gostam de pedalar.
O colega Toni já deu o pontapé. Vamos todos nos mobilizar e fomentar esta ideia aqui.

Fotos Pedal Alencar III

Pra quem gosta de curtir aventuras.











































Fotos Pedal Alencar II

Obrigado pessoal pela colaboração.
Obrigato Toni e Luiz pelas fotos...

Ficaram nota 10!