domingo, 28 de julho de 2013

As primeiras bikes.


Pesquisando rapidinho por aí na internet, achei coisas legais, do tipo: "a mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de cavalinho-de-pau". A primeira surgiu em Paris, em 1818, e não tinha pedais (não consigo imaginar como possa ter sido isso, mas taí acima uma imagem)! Em 1840, um ferreiro escocês de nome Kirkpatrick Macmillan inventou um tipo de pedal, colocado junto à roda traseira por meio de um manete. O pedal só seria inventado mesmo em 1855, por outro ferreiro, um francês chamado Pierre Michaux. O pedal foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, é considerado a primeira bicicleta moderna.
Mais: "A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança."

E por fim: "Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante às atuais, com guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes".

Outras curiosidades que encontrei por aí:

1) A primeira fábrica de bicicletas do mundo foi criada em 1875 e chamava-se Companhia Michaux. Foi a primeira fábrica a produzir bicicletas em série.

2) Em 1898, as primeiras bicicletas chegaram ao Brasil, vindas da Europa.
3) Foi em 1948 que o Brasil ganhou suas primeiras fábricas de bike: uma da Monark, que resolveu apostar no país, e outra da Caloi.








 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário