sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sensações ao pedalar.

O Pedal
 

Muitos são aqueles que com o passar do tempo, os compromissos e responsabilidades estabelecidas por convenções sociais fazem com que, pessoas comuns tornem-se escravas para o seu próprio sustento, tornando-se estressadas e infelizes, podemos até chamar isso como ROTINA. Contudo, é preciso lembrar que as rotinas dirigem nosso destino gostemos ou não. Frequentemente, nós pensamos em rotina como algo monótono e indesejável. Mesmo assim, todos nós temos rotinas, e nem todas são ruins!

Muitos de nós, pessoas comuns cansados da rotina e de atividades físicas em ambientes fechados e monótonos, acabamos percorrendo por todos estabelecimentos comerciais em busca de comprar uma bike. Ao chegar à loja, conhecemos um "cara" que logicamente, também curte umas pedaladas e seguidamente lhe convida para participar de passeios ciclísticos, seja eles diurno ou noturno, onde você poderá conhecer outros ciclistas e se enturmar com o meio.

Ao fazermos a primeira pedalada em grupo, torna-se incrível a sensação de conquista. Cada pedalada é uma dor que ao mesmo tempo chega a nos libertar de todo o sentimento de pesar que sentimos devido à "rotina negativa", e fazendo-nos sentir a mesma criança que fomos, independentes da idade. Ao pedalarmos, cada dor muscular se transforma em gritos de desabafo, de liberdade, de vitória. Desde então começamos a explorar cada estrada, cada trilha que nos apresentam.

Por vezes sozinhos, vezes acompanhados, passamos a desbravar a região e buscar cada vez desafios maiores e morros mais desafiadores. Aos poucos sentimos a evolução nos pedais, aprimorando as técnicas de mudança de marcha, onde, pedalando com o pessoal mais experiente aprendemos e continuamos a aprender muito.

O ponto culminante chega quando percebemos que temos potencial competitivo. Conseguindo acompanhar grupos de alto nível da região, o que nos faz sentir cada vez maior confiança nesta prática. Assim, mais um universo se abre no nosso caminho. Universo este ainda muito incipiente e que nos reserva infinitas surpresas, alegrias e ensinamentos.

Não podemos jamais esquecer que neste entremeio todo, pudemos conhecer pessoas maravilhosas, saudáveis e que assim como eu e você que também pedala, anseiam em viver a vida plenamente e compartilham muitas dessas alegrias de conhecer lugares novos, de ajudar e incentivar quando alguém está prestes a desistir, propor novos desafios e viver cada momento de forma leve e alegre.

Se alguém me perguntar por que eu ando de bicicleta, nem saberia por onde começar a responder. Acho que a melhor resposta seria... Pedalo porque busco sempre o desconhecido, porque busco sempre um novo desafio, porque quero ter um corpo e mente saudável, porque quero fazer cada vez novos e melhores amigos, porque quero ir onde minhas pernas possam me levar, porque pedalar me faz sentir criança, me rejuvenesce, porque me emociona, porque tenho a contemplação da natureza como fonte de energia vital e de inspiração pra vida,  porque a vida é como andar de bicicleta... para se manter em equilíbrio é necessário estar em movimento. É por isso que eu, e acredito que muito de nós pedalamos!!!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário