
E por falar em exclusividade, o rei tem sido, sem dúvida, o titânio. Também o carbono aparece cada vez mais nas competições, principalmente em etapas de longa duração, e a cada dia aparecem mais componentes em carbono no mercado mundial.
A grande verdade é que hoje a imensa maioria dos quadros de bicicleta, assim como outros muitos componentes, se fabricam em alumínio. Este é o material mais escolhido pelas indústrias. E será muito difícil de ser desbancado, devido a suas vantagens serem muitas.
Tentaremos explicar da melhor forma a diferença, por exemplo, de um alumínio 7075 para um 6061 anodizado. E faremos de uma maneira técnica, com dados objetivos.
Para começar: O que é o alumínio?
As características básicas do alumínio são conhecidas por todos: é um metal branco, com um brilho bastante característico, leve, relativamente macio, com uma grande condutividade térmica e elétrica e uma boa resistência à corrosão.
O alumínio é o metal mais abundante da superfície terrestre e constitui aproximadamente 8% do total da crosta do nosso planeta.
O alumínio puro não se utiliza na maioria das aplicações industriais, porque as propriedades mecânicas (dureza e resistência fundamental) que tem, não são de grandes interesses. No geral, tem uma resistência mecânica bastante limitada.

Estes elementos são adicionados em quantidades normalmente muito pequenas e dentro de uma margem muito restrita, mesmo assim são suficientes para que as propriedades (de resistência, técnica, durabilidade, resistência à fadiga e a corrosão) mudem em alguns casos de maneira espetacular.
Tipos de liga de alumínio

O primeiro número é o que identifica a liga dominante. Os do grupo 1xxx são alumínios de alta pureza, com um mínimo de 99%. São utilizados em aplicações nas quais as características mecânicas não são muito importantes quanto a resistência e a corrosão, ou condutividade elétrica. Do resto das séries as que mais nos interessam são:
- Os 2xxx são mesclados com cobre, o que melhora muito sua resistência mecânica. Em bicicletas não se usam muito.
- Os 6xxx são mesclados com magnésio e silício. Os típicos 6161 ou 6063 de muitos quadros são feitos neste grupo, basicamente porque se molda facilmente e tem boas propriedades mecânicas.
- Os 7xxx esses são mesclados principalmente com zinco. Nesta série, a mais usada em bicicleta é o 7005. Os alumínios desta série têm magníficas propriedades mecânicas, mas não tão fáceis de moldar como os 6xxx.

O resto das séries não são utilizados na indústria da bicicleta, e são usadas apenas para outras aplicações.
Esta claro que um número maior não quer dizer que o material utilizado seja melhor. Como exemplo vamos colocar um alumínio 2024t6, que é muito superior na resistência mecânica do que o 6061T6 e o 7005T6.
Durante a fabricação dos quadros, existe após os quatros dígitos (que significam as séries) uma letra representada pelo “T” e mais um número, que significa o tratamento térmico utilizado no processo de fabricação. No caso das bicicletas o mais utilizado e mais importante para ser exposto aqui é o T6 (tratamento no qual as propriedades mecânicas do alumínio melhoram notavelmente).
O alumínio do meu quadro não é nenhum desses. Por quê?
Bem, como em todo mercado os temas comerciais tendem a gerar uma certa polêmica, muitas marcas não utilizam a numeração padrão para classificar o alumínio em busca de uma exclusividade. Para complicar ainda mais a coisa existem fabricantes que usam denominações de quatro números também, mas que não fazem parte do padrão das séries do alumínio. Estas numerações, designadas fora de padrão, só são conhecidas pelos próprios fabricantes. Às vezes dão alguma pista e dizem que é um alumínio da série 7000 por exemplo, outras vezes não dizem nada.
“Bem, depois de toda essa explicação, qual alumínio é melhor para bicicleta?
Habitualmente as ligas mais utilizadas em quadros de alumínio são as 6061 e 7005, deixando sempre à parte as outras denominações “códigos usados pelos fabricantes”. No estado T6 ambos têm propriedades mecânicas muito similares, ligeiramente melhores no caso do 7005, especialmente na resistência.

Resumindo: É bom saber que não vale a pena encher a cabeça de números, porque podem se fabricar quadros de boa e péssima qualidade com qualquer uma das ligas de alumínio habituais para bicicleta.
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