O primeiro passo para essa remoção é a abertura do freio para que o pneu passe livremente pelas sapatas de freio. Se o freio tiver um cabo de ligação, como nos freios cantilever, solte esse cabo do braço do freio. Se o freio for do tipo V-brake, desencaixe a curva que fica apoiada na haste presa ao braço direito do freio.
Próximo passo: abertura da blocagem do eixo. Se o eixo for de porcas, é necessário desapertá-las. Se você estiver removendo a roda traseira, mude a alavanca para a última marcha, que é o pinhão menor. Isso facilitará a remoção da roda. Empurre a roda para baixo, desengatando a corrente do pinhão. O câmbio também vai se torcer para frente, de modo que você deve puxar o câmbio para trás para tirá-lo do caminho.
Insira a espátula entre o aro e o pneu e então puxe para ficar fora do aro. Se a espátula possuir um gancho na ponta, enganche-o no raio.
Insira outra espátula entre o pneu e o aro, a uma distância de dez centímetros da primeira. Provavelmente você conseguirá deslizar a espátula em volta do aro e tirar um lado do pneu. Se o pneu estiver muito justo, você precisará utilizar uma terceira espátula e proceder da mesma forma.
Coloque o pneu para fora do aro (a princípio, faça isso somente em um lado do pneu). Isso pode ser feito manualmente em muitos pneus, especialmente os de mountain bike, que são mais largos. Se o pneu estiver apertado e você não conseguir retirá-lo com as mãos, use um jogo de espátulas especiais.
1 - Para conserto de pneu furado
Com um dos lados do pneu totalmente para fora da roda, retire a câmara do pneu.
Cuidadosamente, procure dentro do pneu por pregos e cavacos. Assegure-se também de que a fita de aro (peça de borracha que cobre os niples) está em seu lugar.
2- Para troca de pneu
Após o conserto da câmara ou com uma câmara nova, usando uma bomba, infle parcialmente a câmara, o suficiente para que fique em formato circular. Coloque a câmara entre o aro e o pneu, começando pelo ajuste da válvula no orifício do aro. Assegure-se de que fique reto. Coloque a câmara no resto do pneu, tomando cuidado para não torcê-la ou beliscá-la entre a borda do pneu e o aro.
Uma vez que a câmara esteja dentro do pneu, comece a colocar o pneu no aro. Se possível, use apenas suas mãos. Se tiver que usar as espátulas, tenha extrema cautela para não tocar a câmara, pois as espátulas podem beliscá-la e causar um novo furo. Também nunca use chave de fenda para desmontar ou montar o pneu. As chances de você arruinar a câmara são enormes, e elas ainda podem marcar o aro. Veja se a válvula continua reta. Se não estiver, alinhe a câmara e o pneu até que esteja. Em seguida, infle o pneu com uma bomba.
Atenção: cuidado com calibradores de posto de gasolina, pois eles liberam uma quantidade muito grande de ar, que pode ultrapassar a capacidade do pneu e pode ocasionar no estouro do pneu e da câmara. Conforme vai enchendo, certifique-se de que as bordas se assentam perfeitamente na lateral do aro e que não estão surgindo bolhas nas laterais. Infle o pneu com a pressão indicada nas laterais do pneu.
Com um dos lados do pneu totalmente para fora da roda, retire a câmara do pneu.
Cuidadosamente, procure dentro do pneu por pregos e cavacos. Assegure-se também de que a fita de aro (peça de borracha que cobre os niples) está em seu lugar.
2- Para troca de pneu
Após o conserto da câmara ou com uma câmara nova, usando uma bomba, infle parcialmente a câmara, o suficiente para que fique em formato circular. Coloque a câmara entre o aro e o pneu, começando pelo ajuste da válvula no orifício do aro. Assegure-se de que fique reto. Coloque a câmara no resto do pneu, tomando cuidado para não torcê-la ou beliscá-la entre a borda do pneu e o aro.
Uma vez que a câmara esteja dentro do pneu, comece a colocar o pneu no aro. Se possível, use apenas suas mãos. Se tiver que usar as espátulas, tenha extrema cautela para não tocar a câmara, pois as espátulas podem beliscá-la e causar um novo furo. Também nunca use chave de fenda para desmontar ou montar o pneu. As chances de você arruinar a câmara são enormes, e elas ainda podem marcar o aro. Veja se a válvula continua reta. Se não estiver, alinhe a câmara e o pneu até que esteja. Em seguida, infle o pneu com uma bomba.
Atenção: cuidado com calibradores de posto de gasolina, pois eles liberam uma quantidade muito grande de ar, que pode ultrapassar a capacidade do pneu e pode ocasionar no estouro do pneu e da câmara. Conforme vai enchendo, certifique-se de que as bordas se assentam perfeitamente na lateral do aro e que não estão surgindo bolhas nas laterais. Infle o pneu com a pressão indicada nas laterais do pneu.
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