domingo, 28 de julho de 2013

Dicas para treinamento de ciclistas.

Dicas de treinamento para ciclistas


ciclista em treinamento
ciclista em treinamento
 
Neste post vamos trazer algumas dicas de treinamento para ciclistas amadores ou profissionais.
O ciclismo é um esporte fantástico e envolvente, o custo para iniciar na modalidade é relativamente baixo, em comparação com outros esportes, é versátil, porque permite que pessoas de qualquer idade ou gênero pratiquem e não precisa de uma pista ou lugar específico para pedalar, podendo ser praticado em qualquer lugar da cidade.
A cada dia que passa mais e mais pessoas começam a pedalar e por isso, decidimos compartilhar algumas dicas de treinamento para tornar suas pedaladas ainda mais agradáveis, consistentes e competitivas, focando sempre na eficácia, sem prejudicar a saúde de quem pratica.
Confira algumas dicas de treinamento que preparamos tanto para os atletas iniciantes, quanto para atletas que praticam em nível profissional.
Dica 01:
Treine moderadamente – Saiba que o corpo humano tem seus limites, fique atento para não ultrapassar a sua condição física, isso poderá prejudicar a fisiologia do corpo, afetando a estrutura muscular e/ou óssea. Não é interessante acabar todo o dia de treinamento com exaustão. Esse é um dos principais erros, principalmente para os iniciantes. Procure alternar seu ritmo de treinamento entre pedaladas mais fortes e pedaladas de recuperação. Quanto maior for o nível do atleta, maior deverá ser a diferença de intensidade entre os dias mais fracos e os mais fortes.
Dica 02:
Treine consistentemente – Manter uma rotina de treinamento é fundamental para adquirir e/ou melhorar o condicionamento físico, além do ritmo das pedaladas. Organize e siga um cronograma de treinamento para conseguir uma melhor adaptação ao esforço. De preferência, mantenha esse cronograma durante algumas semanas até estar confortável para aumentar a frequência e/ou intensidade. Lembre-se que a preservação do corpo é o mais importante de tudo, portanto, se por acaso ficar doente ou lesionado, adie o treinamento. É preferível parar por uns tempos até estar totalmente recuperado do que forçar um desgaste desnecessário que poderá teimar em curar. Uma lesão que não for bem tratada poderá acarretar no encerramento precoce de suas atividades físicas.
Atletas em treinamento
Treino regular de ciclismo
Dica 03:
Descanse adequadamente – Descansar é tão importante quanto o treinar. É durante o descanso que o corpo se adapta ao trabalho realizado durante o treinamento. Quanto maior a carga de atividade física, maior, melhor e mais qualificado deverá ser o descanso. E não se engane quanto mais jovem for o ciclista, mais horas de sono e descanso ele irá precisar, pois o corpo ainda está em formação e exige um tempo hábil de recuperação. Essa é uma das dicas de treinamento mais importantes. Fique atento a ela na hora de organizar sua agenda de treinos.
Dica 04:
Treine em grupo esporadicamente – Quando se anda em grupo, o ritmo das pedalas é determinado pelo pelotão. É interessante porque você pode alternar a frequência das pedaladas e com isso, vai adquirindo maior resistência e explosão muscular. Além disso, é uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprimorar técnicas que talvez antes fosse desconhecida por você. O ideal é sempre buscar um grupo que esteja próximo ao seu nível de condicionamento físico ou com objetivos semelhantes, dessa forma o fortalecimento será gradual e consistente, evitando lesões ou contusões mais graves.
pelotão treinando para competição
Pelotão em treinamento
Dica 05:
Defina objetivos concretos – Planejar como, quando e aonde quer chegar poderá ajuda-lo a conseguir alcançar os seus objetivos. Para isso, é de grande importância considerar o início, o meio e o fim das atividades que você propôs a fazer no treinamento. Independente se o objetivo é aumentar a quilometragem rodada, perder peso ou participar de uma maratona, por exemplo, traçar os objetivos e detalhar cada etapa do desafio é muito importante para que o treinamento gere o resultado esperado. Siga o cronograma a risca e não deixe a empolgação superar a sua estratégia. Com isso, você poderá registrar os resultados e acompanhar a evolução do seu rendimento.
Dica 06:
Trabalhe os seus pontos fracos – Cada modalidade de ciclismo exige do atleta determinadas habilidades, por isso mesmo tem ciclistas especialistas em cada tipo de competição. Isso acontece porque alguns se destacam na velocidade, outros são bons na resistência, outros ainda, são bons na habilidade e destreza ao conduzir a bicicleta. Enfim, cada um busca aproveitar as suas qualidades para conquistar melhores resultados. Se você quer se destacar em alguma das modalidades, foque seu treinamento em fortalecer os seus pontos fracos e aprimorar os pontos fortes. Com isso você vai se diferenciar da maioria dos oponentes e a probabilidade de você superá-los será ainda maior.
Dica 07:
Confiar no seu treinamento – Acredite no seu plano de treino. Lembre-se, realizar treinamento pesado um ou dois dias antes da prova (ou desafio) não irá ajudar em nada. Muito pelo contrário, isso só aumentará as chances de uma lesão que poderá afastá-lo do objetivo almejado.
Dica 08:
Compromisso com o plano de treinamento e objetivos – Esse é um dos pontos mais importantes e cruciais da vida de um ciclista, seja ele profissional ou amador. É aqui que o ciclista se separa do admirador do ciclismo. É fundamental saber que pedalar é uma atividade física de alto rendimento, que exige muito de quem pratica. É preciso investir muito no treinamento e neste caso, o maior desafio é a disciplina. Muitas vezes você vai ter que abrir mão de participar da vida social, de eventos, comemorações, baladas, trocar o sofá confortável da sua sala pelo selim da Bike, acordar mais cedo para praticar, dormir mais cedo para estar pronto para enfrentar o ritmo das pedaladas, entre muitas outras coisas. Mas lembre-se, a satisfação de conquistar os seus objetivos, superam todos esses obstáculos.
Dica 09:
O corpo fala – Fique atento aos sintomas do seu corpo e às respostas que ele te dá. Um plano de treinamento pode estar traçado para vários dias, semanas ou até mesmo meses. Mas é preciso acompanhar os resultados e interpretar as reações do corpo. Seja profissional ou amador, o importante é saber tomar decisões na altura certa, mesmo que tenha que fazer pequenas reformulações ao plano inicial de treinamentos. Muitas vezes, menos é mais. Cuide do seu corpo, no ciclismo, ele é o motor que faz as rodas girar.
Recompensa do treinamento é a vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário