domingo, 28 de julho de 2013

Pedale com sua família.


 
 
 
 
 
Todo pai e mãe se sentem realizados ao ver seus filhos se divertindo com saúde. Eles podem dar trabalho, mas não há maior alegria do que ver os pequenos brincarem cheios de energia. Nem todos os pais se dão conta, mas nessa tarefa a bicicleta é uma forte aliada. Além de ser uma brincadeira divertida, ela propicia o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, que pode (e deve) ser cultivado até a maturidade.
De acordo com a cardiopediatra e médica do esporte Dra. Silvana Vertematti, a prática do ciclismo constitui um exercício completo, repleto de benefícios físicos e psicológicos. "É um exercício de moderada intensidade que contribui para o condicionamento cardiovascular, para o controle de peso, além de atuar no desenvolvimento de ossos, articulações e músculos saudáveis, melhorando a flexibilidade e promovendo uma boa postura", explica a também coordenadora do Ambulatório de Medicina do Esporte da UNIFESP.
Pedalar com a magrela, que já foi companheira inseparável de muitos pais durante a infância, aumenta a capacidade aeróbica da criança e auxilia também no desenvolvimento motor, dando noções de lateralidade e de tempo e espaço. "A criança passa a ter mais destreza no ato de controlar a bicicleta, ganhando mais equilíbrio e velocidade de raciocínio", diz Fernando Couto, personal trainer e avaliador físico pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.
A oportunidade de passar tempo de qualidade com os filhos, orientar, conversar, rir e superar dificuldades reforça os laços familiares e a cumplicidade no relacionamento, gerando uma aproximação sem igual. "Andar de bicicleta é um exercício que deve ser estimulado desde a infância, pois melhora a autoestima, o relacionamento com os pais e outras crianças, ensina a superar obstáculos, diminui o stress causado por cobranças na escola e no dia a dia. Propicia, enfim, grande bem-estar físico e psicológico", defende Vertematti.
As vantagens psicológicas e de socialização são incontáveis. Eles aprendem que é preciso determinação e persistência para superar desafios, como numa subida mais íngreme; entendem que na vida há dias fáceis e dias difíceis, mas nem por isso devem desistir; desenvolvem autoconfiança, pois descobrem que são eles quem determinam seus próprios limites e percebem como é bom usufruir da vida em contato com a natureza e não apenas se divertir com o que as novas tecnologias oferecem.
Motivos não faltam para estimular seus filhos a abraçarem essa atividade que, além de lúdica, trabalha tanto a favor da saúde e desenvolvimento pedagógico durante a infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário