domingo, 28 de julho de 2013

Os 10 piores alimentos antes de pedalar.

Muitos líquidos - Enchendo o estômago com líquidos 30 minutos antes do início não faz nada além de sobrecarregar o seu estômago. A corrente sanguínea não absorve mais que 250ml de água por hora, logo não é interessante carregar litros e litros de água para um passeio de poucas horas. Se você tomar água regularmente, todos os dias, você estará bem hidratado. Beba apenas o suficiente para matar a sua sede, nada além disso. O corpo humano é sábio e dá o alerta de que necessita de água, não necessitando que você beba litros e litros de água todos os dias. Você estará bebendo a quantidade correta quando a sua urina tiver a coloração amarela ou amarela clara e você visita o banheiro a cada 2 horas. Se possível, tome um gole de água durante as pedaladas, a cada 8 minutos ao inves de ficar 1 hora, parar e encher o estômago de água.
Roughage - Antes de um passeio, evite ingerir alimentos que precisam de mais energia do que eles podem oferecer a você. Comidas como saladas, pipocas, brócolis e outros vegetais menos densos são escolhas ruins de alimentos para se comer na noite anterior. Batatas, massas, pizzas, arroz, são exemplos de alimentos fáceis de serem digeridos e produzem uma boa quantidade de energia. Faça seu jantar anterior ao passeio com esses tipos de alimentos.

Comidas energéticas - Muitas pessoas acham que uma barra de chocolate, um doce, barras tipo "nutri" geram energia rapidamente, e geram. Mas para compensar o açúcar, o corpo libera insulina, que remove a glicose do sangue, trazendo para o nível normal. Você logo se sentirá fraco e com fome. O ideal é fazer um bom café da manhã antes da pedalada, com 30% de gordura, carboidratos e proteínas. Alimentos proteicos são uma boa escolha pois permite o metabolismo dos carboidratos. Mas não encha seu estômago no café-da-manhã, comendo de tudo um pouco. Seja moderado. O estômago usa uma certa quantidade de sangue para ajudar na digestão, desviando dos músculos e prejudicando o seu rendimento.

Gels energéticos - São basicamente à base de carboidratos e instantaneamente são absorvidos para a corrente sanguínea. Comendo alguns pacotes desses produtos como o "GU" uma hora antes do início dará energia para o início do passeio. Não pense que não há lugar para esses gels, pois a velocidade com que ele é absorvido faz com que ele absorva rapidamente o açúcar, convertendo em energia utilizável armazenada nos músculos, como o glicogênio. Alguns competidores não pedalam mais de 30 minutos sem comer um envelope de gel.

Bebidas esportivas - Várias tipos como o Gatorade são na sua maior parte compostos de água, acrescido de carboidratos, sódio, potássio e algumas vitaminas. A absorção é mais lenta e o açúcar que contém neles aumentam a força inicial em uma pedalada prolongada. Por outro lado, os eletrólitos dessas bebidas não fornece uma variedade de minerais, antes de 4 horas de esforço. CUIDADO:Durante a semana evite beber essas bebidas pelo simples prazer do sabor. Ele reduz a produção de insulina no organismo, não hidrata como água e mantem baixo o nível de açúcar no sangue.
Beba apenas enquanto estiver pedalando.
Lanches rápidos - Sanduíches com queijo, bacon, tortas de maçã, ovos fritos são alimentos ricos em gordura, proteína e açúcar. Baquetes podem demorar até 8 horas para serem digeridas, tirando sangue dos músculos e cérebro e enviando para o sistema digestivo.

Álcool - Não ria! Algumas pessoas acham que cervejas são compostas de carboidratos e que podem queimar o álcool e calorias durante uma pedalada. O álcool, mais especificamente a cerveja inibe o hormônio antidiurético (ADH) promovendo a perda de líquidos. O álcool é transformado em glIcose antes de se transformar em energia para os músculos. Apenas poucos ml são convertidos em energia durante uma hora. Beba água!!

Café - Cafeína provê um aumento da performance do atleta e muitos ciclistas contam nos dedos da mão quem não toma. A desvantagem é que aumenta a produção de urina atuando como um diurético e lentamente desitrata o corpo. Em grandes quantidades podem provocar nervosismo, insônia, arritmia cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da acidez do estômago e aumento da temperatura do corpo. Uma vez que aumenta o metabolismo do corpo, temperatura do corpo e aumento da pressão, muito café pode transformar o seu passeio em um pesadelo. O café que tomamos no café da manhã, antes de dirigir até o local da competição não causa problemas. Limite o consumo de açúcar e prefira os adoçantes. IMPORTANTE: Toda vez que tomar um pouco de café, tome a mesma quantidade de água, em seguida.

Coca-Cola - refrigerantes do tipo "cola" não tem mais cafeína que uma xícara de café mas uma lata de Coca-Cola ou Pepsi tem açúcar demais, não tem valor nutritivo e irá produzir insulina em grande quantidade. Mesmo que voce tire a cafeína, esses tipos de refrigerantes possuem gás carbônico. As bolhas de ar dentro do estômago dão a falsa sensação de falta de fome, hidratação inadequada e interfere na absorção de água.

Leite - Possui um pequeno valor de hidratação e quando consumido em grande quantidade de leite gorduroso, irá diminuir a velocidade da digestão. Prefira derivados de leite desnatados e consuma diariamente, mais ainda antes de uma competição ou passeio prolongado.

4 comentários:

  1. Quais as sugestões de lanche para levar em pedais longos? Para evitar a liberação de insulina e levar a glicose ao gicogenio dos músculos? E que não seja lento pra digestão.
    Banana? Mel? Paçoca? Rapadura? Pé de moleque de rapadura? Esses são os que costumo levar.

    ResponderExcluir
  2. LEVA CARNE ASSADA DO DIA ANTERIOR, É UMA DELICIA!!!

    ResponderExcluir